Infecção Urinária de Repetição em Mulheres

Atualizado: 10 de jan. de 2022

A cistite pode ser muito incômoda!

Uma das principais causas de infecção na população geral é a infecção do trato urinário (ITU), que podeser classificada como baixa quando afeta o trato urinário inferior, como na cistite (infecção da bexiga), ou alta, referindo-se ao trato urinário superior, como a pielonefrite (infecção nos rins). Ela pode não vir acompanhada de sintomas, como no caso da bacteriúria assintomática, porém é a cistite a responsável pela maioria dessas infecções e ela é mais comum nas mulheres.

Os sintomas e sinais da cistite no adulto são os seguintes:

· Sensação de dor ou ardência ao urinar (disúria)

· Urgência e frequência urinária

· Sensação de plenitude vesical ou desconforto suprapúbico

· Urina turva, com odor forte ou com sangue

· Febre, calafrios e mal-estar (podem ser observados em pacientes com cistite, porém estão mais associados a ITU alta)

Diagnóstico

Em conjunto com a entrevista médica (anamnese) e o exame físico, os exames para o diagnóstico da ITU são a urinálise (EAS) e a cultura de urina. Nenhum estudo de imagem é indicado na avaliação de rotina da cistite.

Outros achados são os seguintes:

· Hematúria microscópica (em cerca da metade dos casos)

· Proteinúria (perda de proteínas pela urina) de baixo grau

· Teste de nitrito positivo (altamente específico para ITU, mas ocorre em apenas 25% desses pacientes)

A cultura de urina continua sendo o critério padrão para o diagnóstico de ITU e deve ser obtida principalmente nos pacientes com história de:

· Imunossupressão

· Instrumentação recente do trato urinário

· Uso recente de antibióticos

· Infecção de repetição

· Idade avançada

Tratamento

A terapia deve ser feita com antibiótico oral, escolhido a partir do antibiograma nos casos em que foi realizada a cultura, ou empiricamente, naqueles sem cultura, visando combater bactérias coliformes Gram-negativas (por exemplo, Escherichia coli ). Os agentes de primeira escolha para o tratamento de cistite aguda não complicada em mulheres incluem os seguintes:

· Nitrofurantoína

· Sulfametoxazol-trimetoprima (TMP-SMX)

· Fosfomicina

As considerações na seleção de antibióticos são as seguintes:

· Antibióticos beta-lactâmicos (por exemplo, amoxicilina-clavulanato, axetil cefuroxime, cefaclor) podem ser usados ​​quando outros agentes recomendados não são recomendados

· Fosfomicina e nitrofurantoína devem ser evitados em pacientes com possível pielonefrite

· Os médicos podem desejar limitar o uso de TMP-SMX, para reduzir o surgimento de organismos resistentes

· Fluoroquinolonas são normalmente reservadas para cistite complicada

A grande maioria das mulheres com cistite pode ser tratada ambulatorialmente, ficando a internação hospitalar indicada apenas para algumas pacientes com ITU complicada.

Prognóstico

A duração média dos sintomas em mulheres com cistite é de aproximadamente 3 dias, mesmo naquelas com tratamento adequado. Embora a cistite possa se resolver espontaneamente, o tratamento eficaz diminui a duração dos sintomas e reduz a incidência de progressão para ITU alta. Porém, mesmo com um tratamento eficaz, cerca de 25% das mulheres com cistite terão recorrência.

Mulheres que desenvolvem uma ITU dentro de 2 semanas de uma ITU tratada apresentam uma nova infecção ou recorrência da infecção. Deve-se procurar uma fonte de infecção persistente, como uma anormalidade estrutural (por exemplo, cálculo, abscesso, doença cística).

Os três principais fatores de risco para infecção recorrente do trato urinário (ITU) em mulheres saudáveis ​​são:

1) O aumento da frequência das relações sexuais,

2) o uso de espermicida e diafragma

3) a perda do efeito do estrogênio na vagina e nas estruturas periuretrais.

As duas últimas situações levam à erradicação dos lactobacilos vaginais. Talvez o método mais bem estabelecido de prevenção de ITU recorrente em mulheres na pós-menopausa seja a terapia de estrogênio vaginal administrada por anel vaginal ou aplicação de creme.

Mulheres com 2 ou 3 ITU recorrentes anualmente podem se beneficiar da modificação comportamental:

1) O aumento da ingestão de líquidos

2) Reposição de estrogênio administrada nas mulheres na menopausa

3) Mulheres sexualmente ativas podem tentar urinar imediatamente após a relação sexual para diminuir o risco de introdução de bactérias na bexiga relacionada ao coito.

4) Beber suco ou tomar comprimidos de cranberry que dificultariam a aderência das bactérias

Conclusão

A mortalidade associada à cistite aguda não complicada em mulheres de 20 a 60 anos parece ser insignificante. Porém, a morbidade em termos de qualidade de vida e medidas econômicas é enorme. Cada episódio de ITU em uma mulher jovem resulta em uma média de 6 dias de sintomas, além da diminuição da frequência às aulas e ao trabalho. Logo, infecções urinarias baixas de repetição devem ser prontamente diagnosticadas, tratadas e investigadas as suas causas, a fim de se evitar as suas complicações.

Referências

[Guideline] Gupta K, Hooton TM, Naber KG, et al. International clinical practice guidelines for the treatment of acute uncomplicated cystitis and pyelonephritis in women: A 2010 update by the Infectious Diseases Society of America and the European Society for Microbiology and Infectious Diseases. Clin Infect Dis. 2011 Mar. 52(5):e103-20.

[Guideline] Wagenlehner FM, Schmiemann G, Hoyme U, Fünfstück R, Hummers-Pradier E, Kaase M, et al. [National S3 guideline on uncomplicated urinary tract infection: recommendations for treatment and management of uncomplicated community-acquired bacterial urinary tract infections in adult patients]. Urologe A. 2011 Feb. 50(2):153-69.