1 em cada 5 pacientes com doença renal NÃO são encaminhados ao nefrologista!

1 em cada 5 pacientes com doença renal que atendem às indicações para encaminhamento ao nefrologista não são realmente encaminhados

Os valores laboratoriais que podem ser usados para orientar o encaminhamento ao nefrologista incluem a taxa de filtração glomerular estimada (eGFR) e sua taxa de declínio por ano, bem como a proteinúria em pacientes com e sem diabetes.

Basear o encaminhamento de pacientes com doença renal crônica (DRC) no risco de insuficiência renal de 2 anos superior a 1% detectaria aqueles com maior risco sem aumentar os volumes de encaminhamento gerados pelas diretrizes atuais, indica uma pesquisa recente.

E combinar os dois métodos - risco de insuficiência renal previsto com os valores de laboratório - leva a melhores resultados para os pacientes, identificando os pacientes com DRC que mais precisam de cuidados especializados, incluindo acompanhamento nutricional.

O risco de insuficiência renal pode ser calculado usando uma ferramenta eletrônica de apoio à decisão clínica, denominada Equação de Risco de Insuficiência Renal (KFRE), incorporando idade, TFGe, sexo e relação albumina/creatinina na urina.

Aqueles pacientes com proteinúria pesada e diabetes tiveram o maior risco previsto de insuficiência renal em 2 anos, em 10%.

O paciente deve aprender a identificar a doença renal incipiente e controlar as suas consequências a médio e a longo prazo.

Aumentar a conscientização sobre as metas da doença renal crônica (DRC), como encaminhamento precoce a um nefrologista, início oportuno da terapia de substituição renal, exploração de barreiras socioeconômicas e culturais e educação contínua do paciente e do médico são essenciais para melhorar o atendimento à DRC.

Seja um paciente empoderado. Faça o seu check up renal!

Am J Kidney Dis. Published online August 24, 2021.

Medscape.com